Produtos encontrados: 5 Resultado da Pesquisa por: em 6 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 5 Resultado da Pesquisa por: em 6 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Rizieri

Um pequeno produtor (apenas 40.000 garrafas/ano) que faz um trabalho de ourivesaria no Piemonte. A palavra Rizieri é usada como primeiro nome na Itália. Também é um personagem que aparece em algumas óperas representando um homem que luta pelos seus objetivos.

O médico e pesquisador científico, Arturo Verrotti di Pianella, comprou em 2009 uma propriedade cinematográfica nas bonitas colinas de Diana d'Alba, a apenas 9 km da cidade de Alba. Esta propriedade já tinha 7,5 hectares de vinhas plantadas, rodeadas por 6,5 hectares de florestas que fazem uma divisa natural com as vinhas dos vizinhos e criam um terroir único, sustentável e muito especial. Algumas destas vinhas têm 60 anos. A altitude das vinhas varia entre 350m e 400m. Os vinhedos considerados “Grand Cru's” do Piemonte são chamados de “Söri”, uma palavra do dialeto piemontês.

Os “Söri” são colinas viradas ao sul em que a neve derrete mais cedo no fim do inverno. A propriedade da Rizieri está localizada no Söri del Ricchino, ou seja, um dos melhores vinhedos de Piemonte. Arturo passou a morar nesta linda propriedade em 2011 e em 2018 realizou o sonho de construir uma bonita e sustentável adega.

As vinhas têm uvas nativas, a branca Arneis e as tintas Nebbiolo, Barbera e Dolcetto. Uma pequena área está plantada com Merlot que dá origem a um vinho espetacular, o Langhe Merlot. A colheita da uva é 100% manual e as uvas são transportadas em caixas de 20kg. Arturo tem ainda uma parcela de vinhas com 1,0 hectare em La Morra, a 16km de Alba.

A região de La Morra é conhecida por produzir os Barolos mais elegantes. Arturo é um profissional extremamente detalhista, as suas vinhas são muito bem cuidadas e a adega foi minuciosamente projetada. Tem até sprinklers que emitem uma névoa de água para manter a umidade da adega nos dias mais secos.

O telhado da adega está coberto com painéis solares. Além das barricas de carvalho francês e eslavônio, uma região da Croácia, a adega tem 3 foudres também de carvalho francês e eslavônio com 2.500 litros de capacidade cada.

Os vinhos usam garrafas que têm em relevo a palavra Albeisa. Esta garrafa é exclusiva da região de Alba e apenas alguns produtores estão autorizados a utilizá-la. A filosofia de trabalho de Arturo está resumida nesta frase “cuidamos das vinhas com o máximo respeito pelo ambiente e trabalhamos na adega com paciência e perseverança para conseguir vinhos únicos, que reflitam o caráter intenso e a elegância do seu terroir e, ao mesmo tempo, evoquem a paixão e a contínua busca pela qualidade que anima quem os produz”.