Produtos encontrados: 32 Resultado da Pesquisa por: em 8 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 32 Resultado da Pesquisa por: em 8 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Ségur Redondo Winery

Região: Alentejo.

Sub-região: Redondo.

Enóloga: Enga. Joana Roque do Vale.

A Ségur Redondo Winery é uma tradicional vinícola portuguesa localizada em um terroir muito especial do Alentejo, a Serra d’Ossa na Vila do Redondo. Seu importante patrimônio vitivinícola se destaca pelos mais de 200 hectares de vinhas próprias, incluindo muitas parcelas de vinhas velhas plantadas em Terras de Xisto.

As origens da vinícola remontam a 1970, quando António Alfredo Gomes dos Santos, produtor da região de Lisboa, foi o primeiro viticultor exterior ao Alentejo a acreditar no seu potencial para a produção de grandes vinhos. Foram adquiridas próximas a Redondo duas propriedades, a Herdade da Madeira Nova de Cima e o Monte Branco. A primeira, de terrenos xistosos, para as castas tintas, e a segunda, de solos graníticos, essencialmente para as castas brancas.

Inicialmente, o projeto era voltado apenas para produção de uvas, mas em 1983 o genro de Gomes dos Santos, Carlos Roque do Vale, criou a Ségur Redondo Winery com o intuito de produzir seus próprios vinhos. Seis anos depois, em 1989, a vinícola obteve um importante marco, com a construção de uma adega no meio das vinhas do Monte Branco.

A enóloga Joana Roque do Vale, seguindo os passos do avô e do pai, se tornou a responsável técnica pela vinícola em 1996, cargo que ocupa até os dias atuais. Desde então, foram criados vinhos de inegável qualidade onde foram aplicados anos de experiência, conhecimento e amor por esse terroir.

Dentro da área de vinhas da vinícola, 70% das parcelas são destinadas a castas tintas, com destaque para a Trincadeira, Aragonez, Touriga Nacional, Tinta Caiada, Touriga Franca, Cabernet Sauvignon, Castelão, Alicante Bouschet e Alfrocheiro. Os restantes 30% são divididos entre as uvas brancas: Arinto, Síria, Fernão Pires, Rabo de Ovelha e Riesling.

Em 2017, a produtora se tornou parte da Ségur States, grupo familiar com vasta experiência de muitos séculos no mundo do vinho. Essa integração, assim como o respeito às tradições e os mais de 50 anos de história da vinícola, permitiu potencializar sua qualidade e capacidade produtiva. Em 2020, a produtora, que antes era chamada de Roquevale, passa a ser conhecida oficialmente como Ségur Redondo Winery, com seus principais rótulos mantidos e sua linha de vinhos expandida.

A família Ségur tem origem francesa e é descendente de Nicolas Alexandre, o célebre Marquês de Ségur. Notável produtor de vinhos na região de Bordeaux, foi reconhecido pelo rei francês Luís XV como “Prince des Vignes” (Príncipe das Videiras), graças à posse e desenvolvimento de alguns dos mais importantes Châteaux bordalenses, que incluem o Château Lafite, Château Latour e o Château Calon-Ségur. Com o intuito de honrar essa vasta herança familiar, a Ségur Estates vislumbrou no Alentejo uma grande oportunidade para continuar a desenvolver vinhos de excelência.