Bordeaux

A tradução da palavra Bordeaux é “na margem das águas”. As vinhas de Bordeaux estão plantadas nas margens dos rios Garonne e Dordogne. Quando estes rios se unem, formam o estuário de La Gironde.

Os vinhos produzidos em Bordeaux são muito admirados mundialmente e o seu estilo é copiado por inúmeros enólogos em vários países. Com uma área plantada de 125.000 hectares de vinhas, Bordeaux produz cerca de 600 milhões de litros por ano. Os preços dos vinhos variam muito de acordo com a sub-região e o nome do produtor ou Château.

A classificação dos Châteaux é extremamente complexa e detalhista. Como a região é relativamente grande, com muitas sub-regiões (mais de 50) e muitos produtores que podem ter interesses conflitantes, foram criadas diversas classificações para algumas sub-regiões:

  • Sub-região do Médoc - localizada na margem esquerda do rio Garonne: classificação criada em 1855 pelo então Imperador Napoleão III e que não foi alterada até hoje! Os Châteaux são classificados em cinco categorias, de Premier (Primeiro) Grand Cru a Cinquième (Quinto) Grand Cru.
  • Sub-região de Saint-Émilion - localizada na margem direita do rio Dordogne: classificação criada em 1954 e que atualmente pode sofrer alterações a cada 02 anos. Estas alterações geralmente causam algumas “brigas” com os produtores. Os Châteaux são classificados em três categorias: Premier Grand Cru Classé A, Premier Grand Cru Classé B e Grand Cru Classé.
  • Sub-regiões de Pomerol e Lalande de Pomerol - localizadas na margem direita do rio Dordogne: não tem qualquer classificação. O que importa é o prestígio do Château no mercado mundial.

A seguir relacionamos algumas das sub-regiões mais famosas e os nomes dos produtores que importamos:

  • Haut-Médoc, localizada na margem esquerda do rio Garonne - Château du Taillan;
  • Lalande de Pomerol, localizada na margem direita do rio Dordogne - Château Ame de Viaud;
  • Pauillac, localizada na margem esquerda do rio Garonne - Château Pichon Baron Longueville;
  • Pessac-Léognan, localizada na margem esquerda do rio Garonne - Château Haut Vigneau;
  • Saint-Émilion, localizada na margem direita do rio Dordogne - Château Église;
  • Armens - Château Figeac e Château La Gaffelière.

Já a sub-região que tem a maior produção de vinhos é a de Entre-Deux-Mers. Esta região fica localizada entre os dois rios, o Garonne e o Dordogne. Consequentemente é a sub-região que tem os vinhos mais baratos de Bordeaux. Importamos desta sub-região:

  • Entre-Deux-Mers - Château de La Bouyère e Univitis.

Quase todos os vinhos de Bordeaux são produzidos com várias uvas. Os tintos são mais famosos do que os brancos e representam quase 90% da produção total de Bordeaux.

Principais Uvas Brancas: Sémillon, Sauvignon Blanc e Sauvignon Gris.
Principais Uvas Tintas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Petit Verdot.

Produtores da Região

Château Ame de Viaud - Compagnie Médocaine

Château de La Bouyère - Compagnie Médocaine

Château du Taillan - Compagnie Médocaine

Château Église - Compagnie Médocaine

Château Figeac - Compagnie Médocaine

Château Haut Vigneau - Compagnie Médocaine

Château La Gaffelière - Compagnie Médocaine

Château Pichon Baron Longueville - Compagnie Médocaine

Univitis