Sobre Vinhos
O vinho é uma bebida produzida a partir da uva e, para ser produzido, a fruta passa por uma fermentação alcoólica onde os açúcares naturais da uva se transformam em álcool.
Como o vinho é produzido:
O vinho é uma bebida produzida a partir da uva e, para ser produzido, a fruta passa por uma fermentação alcoólica onde os açúcares naturais da uva se transformam em álcool.
Como o vinho é produzido:
A produção do vinho começa com a colheita das uvas nas vinhas, sendo necessário colhe-las no momento certo de sua maturação. Após a colheita, as uvas são levadas à adega em seus cachos, onde são cuidadosamente selecionadas, para que apenas as uvas boas participem do processo de produção do vinho. Afinal, é possível produzir um vinho ruim com boas uvas, mas nunca um vinho bom com uvas ruins.
Após a seleção, os cachos são levados a uma máquina para o processo de desengace, quando são removidas as hastes dos cachos. O mosto do suco é extraído posteriormente, com o esmagamento das uvas, que pode ser feito por meio de máquinas específicas ou com pisa a pé, de acordo com cada vinícola.
Realizados todos esses processos, a bebida passa pela fermentação alcoólica, responsável pela transformação dos açúcares em álcool, com a ação das leveduras. Segundo a legislação brasileira, o vinho deve apresentar no mínimo 7% de teor alcoólico e, a partir disso, fica a critério de cada produtor o teor de cada produto.
O processo de fermentação produz também energia e gás carbônico, o que faz com que muitas vinícolas adotem em suas adegas temperaturas controladas, afinal, as temperaturas elevadas podem influenciar negativamente o resultado final do vinho.
Com a fermentação alcoólica finalizada, o vinho pode ser levado às cubas de inox ou então às barricas de carvalho, onde estagia por certo período para completar sua produção. Essas barricas, que podem ser de primeiro uso ou não, adicionam aromas e sabores ao vinho, elevando a sua qualidade e seu potencial de guarda em garrafa.
Tipos de vinhos e suas uvas:
Com apenas uvas brancas e tintas, é possível obter uma grande variedade de vinhos. Os tipos mais comuns são os brancos, os rosés e os tintos, mas existem também os espumantes e os vinhos de sobremesa, que são mais licorosos, com graduação alcoólica mais alta do que os demais.
Dentre as uvas brancas mais famosas podemos citar a Chardonnay, Sauvignon Blanc, Riesling, Albariño e Pinot Grigio. Já no caso das tintas temos a Alicante Bouschet, Syrah, Merlot, Malbec, Pinot Noir, Touriga Nacional e Tempranillo (chamada assim na Espanha, mas conhecida como Aragonez em Portugal).
Curiosidades sobre o vinho: