Ségur Redondo Winery
Região: Alentejo.
Sub-região: Redondo.
Enóloga: Enga. Joana Roque do Vale.
A Ségur Redondo Winery é uma tradicional vinícola portuguesa localizada em um terroir muito especial do Alentejo, a Serra d’Ossa na vila do Redondo. Seu importante patrimônio vitivinícola se destaca pelos mais de 200 hectares de vinhas próprias, incluindo-se muitas parcelas de vinhas velhas plantadas em Terras de Xisto.
As origens da vinícola remontam a 1970, quando António Alfredo Gomes dos Santos, produtor da região de Lisboa, foi o primeiro viticultor exterior ao Alentejo a acreditar no seu potencial para a produção de grandes vinhos.
Foram adquiridas próximas a Redondo duas propriedades: a Herdade da Madeira Nova de Cima e o Monte Branco. A primeira, de terrenos xistosos, para as castas tintas, e a segunda, de solos graníticos, essencialmente para as castas brancas.
Inicialmente, o projeto era voltado apenas para produção de uvas, mas em 1983 o genro de Gomes dos Santos, Carlos Roque do Vale, criou a Ségur Redondo Winery com o intuito de produzir seus próprios vinhos. Seis anos depois, em 1989, foi construída uma adega no meio das vinhas na Herdade do Monte Branco, um grande marco para a vinícola.