Villa Oeiras
Enólogo: Pedro de Sá (eleito Enólogo de Vinhos Generosos do Ano em 2021 - Revista Grandes Escolhas).
A Villa Oeiras é uma vinícola tradicional sediada na cidade homônima, a cerca de 30 km de Lisboa, apenas. É um dos únicos dois produtores situados em Carcavelos, região demarcada em 1908 e que conta com apenas 25 hectares em seus domínios, o que a torna a menor Denominação de Origem Demarcada de Portugal e uma das menores da Europa
A tradição de Carcavelos, entretanto, remete ao século XV, sobretudo com vinhos licorosos e fortificados. O momento de maior expansão dos vinhos da região ocorreu no século XVIII, impulsionado pelo famoso Marquês de Pombal, importante figura da política portuguesa à época.
Graças a sua enorme qualidade, os vinhos de Carcavelos obtiveram grande prestígio internacional, sendo enviados à lugares longínquos como a corte chinesa em Pequim e recebendo elogios de personalidades como o Duque de Wellington. Com enorme fama, os vinhos desta zona atravessaram oceanos e continentes. Hoje, as uvas utilizadas nas produções da vinícola são a Galego Dourado, Ratinho, Arinto, Rabo de Ovelha e Seara Nova, para as castas brancas e Castelão, Amostrinha e Trincadeira, para as variedades tintas.
Entretanto, já no século XIX, a região passou por um revés com a praga Filoxera, o qual dizimou seus vinhedos, assim como os de muitas outras propriedades dedicadas a viticultura ao redor da Europa. A expansão imobiliária a partir do século XX devido à proximidade com Lisboa, também foi um fator que afetou a produção dos vinhos de Carcavelos, dificultando a continuidade da tradição na zona demarcada.