Champagne é a região vinícola mais famosa da França, onde se produzem cerca de 360 milhões de garrafas por ano! Os vinhos produzidos nesta região foram muito celebrados na corte francesa entre os séculos IX e XIX, período em que os reis franceses eram coroados na cidade de Reims, a capital de Champagne.
Champagne
Atribui-se ao monge beneditino Dom Pérignon (1638-1715) a criação do Champagne, quando degustou o vinho borbulhante afirmou que sentiu como se estivesse “bebendo estrelas”! Champagne é a região de vinhos mais ao norte do mundo (a única exceção é uma pequena área que produz espumantes, na Inglaterra), tem um clima frio, apenas 1650 horas de sol por ano (o Alentejo tem 3.000 horas de sol por ano) e solo calcáreos que facilitam a drenagem e influenciam na mineralidade dos vinhos.
As uvas mais utilizadas são: a tinta Pinot Noir (estrutura e potência), a tinta Meunier (aveludada e redonda) e a branca Chardonnay (frescor e elegância). Os Champagnes não safrados tem que cumprir um mínimo de 15 meses de fermentação na garrafa e os safrados um mínimo de 36 meses. Os Champagnes Premiere Cru são produzidos com uvas de apenas um vinhedo. Os Champagnes Grand Cru também são produzidos com uvas de um único vinhedo, que obrigatoriamente deve estar em uma localização restrita a apenas 17 comunas.