Produtos encontrados: 5 Resultado da Pesquisa por: em 8 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 5 Resultado da Pesquisa por: em 8 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Cantina Birgi

Enólogo: Giuseppe Figlioli.

A Adega Alentejana iniciou a comercialização dos vinhos da Cantina Birgi em agosto de 2017. Esta vinícola está localizada na Sicília, ilha ao sul da Itália. No mapa, ela parece a “bola” que está sendo chutada pela “bota” que forma o território continental italiano.
A partir da paixão pela Sicília e seus produtos, foi fundada em 1960 a Cantina Birgi, uma vinícola movida por agricultores profundamente ligados às tradições e origens de sua terra. Sua logomarca representa o mapa da ilha estilizado.

A Birgi está localizada no coração de um ambiente natural de enorme beleza. A área de produção se espalha por entre as cidades de Trapani e Marsala, o centro de produção de vinhos no oeste da Sicília. Marsala foi descrita por geógrafos como “Cidade dos Três Mares” (Stagnone, Mar Tirreno e Estreito da Sicília). O clima particular desta zona e sua exposição solar, bem como a estrutura geológica do solo, tornam a região perfeita para a produção de vinhos únicos marcados por características mediterrâneas extremas. Essas terras levam uma tradição enológica milenar, que vem sendo valorizada e renovada com a ajuda da Cantina Birgi.

A zona costeira plana é dedicada principalmente à produção de uvas brancas. O interior montanhoso, por sua vez, se revela o terroir ideal para as variedades tintas. Nessa zona, a Birgi decidiu também apostar em algumas variedades internacionais, para além das italianas.

Conhecimento e associação cooperativa representam a força da vinícola, uma realidade econômica forte que une produtores a consumidores locais e internacionais. Além disso, a Birgi objetiva promover a “cultura” do vinho de qualidade, dando suporte a mais de 900 viticultores em todas as etapas de produção.

As principais castas plantadas são:

Uvas brancas: Grillo, Zibibbo, Insolia, Catarratto, Chardonnay, Pinot Grigio,
Damaschino, Grecanico e Trebbiano.

Uvas tintas: Nero d'Avola, Syrah, Frappato, Nerello Mascalese, Cabernet
Sauvignon, Merlot, Sangiovese, Perricone e Petit Verdot.