Borgonha
Bem-vindos à região que tem o preço médio dos vinhos mais alto do mundo! E também o das vinhas mais caras que podem ultrapassar os R$100 milhões por hectare (a área de um hectare é cerca de 1,5 vezes a área de um campo de futebol)! A grande maioria dos vinhos tintos da Borgonha é produzido apenas com uma uva, a Pinot Noir. E a maioria dos brancos também apenas com uma uva, a Chardonnay.
Diferente de Bordeaux onde o nome do produtor ou Château é o que importa, na Borgonha o nome do vinhedo é que serve de referência para os consumidores. A Borgonha tem apenas 11.804 hectares de vinhas, divididos em muitas microrregiões que compõem 84 AOC's (Apelações de Origem Controlada) num sistema que foi criado em 1935.
Além das Apelações, as vinhas da Borgonha também são classificadas consoante o “Climat”, uma parcela de vinha delimitada pelo homem e reconhecida durante séculos. Os “Climats” definem a personalidade do vinho e por isso cada parcela de vinha ou “Climat” é vinificada em separado.
A Borgonha tem mais de 1.500 “Climats”. Em 2015 os “Climats” das sub-regiões mais famosas, Côte (encosta) de Nuits e Côte de Beaune foram reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio Universal da Humanidade. O sistema de classificação das vinhas na Borgonha prevê 4 níveis:
- Grand Cru - apenas 33 vinhedos que representam só 2% da área. No rótulo das garrafas está escrito o nome do vinhedo.
- Premier Cru - 640 vinhedos que representam 10% da área. No rótulo das garrafas está escrito o nome da comuna seguido pelo nome do vinhedo.
- Appellation Communale - no rótulo das garrafas está escrito o nome da comuna.
- Régionale - no rótulo das garrafas está escrito simplesmente Bourgogne.
- Nem sempre é fácil distinguir o nome da comuna do nome do vinhedo.
A Côte d'Or engloba a Côte De Nuits e a Côte de Beaune. Tem apenas 6.959 hectares de vinhas. É uma faixa com cerca de 50km de comprimento e a largura das suas encostas varia de algumas centenas de metros até 2,5km. Todos os melhores vinhedos da Borgonha estão situados nesta faixa estreita. A Borgonha tem mais três sub-regiões: Chablis, famosa pelos brancos, Côte Chalonnaise e Mâconnais.
☑ Principais Uvas Brancas: Chardonnay e um pouco de Aligoté.
☑ Principais Uvas Tintas: Pinot Noir.