Sicília

A Sicília é a maior ilha do Mar Mediterrâneo e está localizada no sul da Itália, separada do continente por apenas 03 km no estreito de Messina. Encontra-se a apenas 160km do continente africano, mais precisamente da Tunísia. No mapa ela parece a “bola” sendo chutada pela “bota”, que representa o território continental italiano. Ocupada por gregos, fenícios, árabes e italianos, a Sicília reúne um encantador mosaico de culturas presente nos seus muitos monumentos.

O terreno é na maior parte montanhoso e com atividade sísmica, com destaque para o vulcão Etna, o mais ativo da Europa. O número 3 é o número da sorte na Sicília. A ilha é um triângulo, tem 3 mares, 3 vulcões e a sua bandeira tem estampada uma figura mitológica com 3 pernas, a Trinacria. A Sicília produz vinhos desde 4000 a.C. e tem uma grande variedade de tipos de solos, um clima quente, seco e com poucas chuvas que originam vários terroirs distintos onde são produzidos uma grande diversidade de vinhos.

As mais de 70 uvas autóctones confirmam que a Sicília é uma região privilegiada para o plantio de vinhas. A uva tinta autóctone mais famosa da Sicília é a Nero d'Avola, muito utilizada em vinhos varietais. O conceituado crítico de vinhos James Suckling apelidou a Sicília de “Borgonha do Mediterrâneo” em artigo publicado em 2020. A Sicília e o Alentejo, em Portugal, possuem algumas semelhanças. Têm o mesmo clima quente e seco, a mesma latitude e uma área similar, mas também possuem diferenças marcantes. O Alentejo é mais plano, não tem atividade e nem solos vulcânicos. Além disso a população da Sicília de 5 milhões de habitantes é 7 vezes superior a do Alentejo que tem apenas 700.000 habitantes.

Principais Uvas Brancas: Insolia, Grillo e Catarratto.
Principais Uvas Tintas: Nero d'Avola, Frappato e Nerello Mascalese.

Produtores da Região

Cantina Birgi