Produtos encontrados: 17 Resultado da Pesquisa por: em 9 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 17 Resultado da Pesquisa por: em 9 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Adega Cooperativa de Borba

Sub-região: Borba.

Enólogo: Eng. Óscar Gato

Eleita Adega Cooperativa do Ano em 2003, 2005, 2009 e 2013.

A Adega Cooperativa de Borba é a mais antiga cooperativa do Alentejo, tendo sido criada em 1955. Foi fundada por 12 viticultores da região, inconformados com os baixos preços que os negociantes ofereciam pelos seus vinhos e com as misturas a que os sujeitavam, depreciando-lhes a qualidade e a imagem do Alentejo. Foi o primeiro produtor de vinho a colocar no mercado um VQPRD ( Vinho de Qualidade Produzido em Região Determinada) com uma designação alentejana.

Após três décadas de resistência, em que só o grande valor das castas regionais e a excelência das condições naturais permitiram que a produção de vinho no Alentejo se mantivesse, chegou-se finalmente aos anos 80. Nessa década, houve um grande avanço na qualidade de sua produção vitivinícola. A região foi beneficiada pelo fato da produção estar associada a adegas de grande dimensão e, desta forma, mais rapidamente se modernizou em termos tecnológicos que outras regiões de Portugal. Nessa altura, o consumidor passou a ser mais exigente e a privilegiar mais a qualidade que a quantidade. É verdade que a constituição da região demarcada do Alentejo e a constituição de estruturas técnicas associativas, que rapidamente divulgaram novas tecnologias junto do viticultor, foram essenciais em todo o processo.

Adega de Borba se orgulha de ter a disposição a mais moderna tecnologia de vinificação. O laboratório está montado de forma a promover um rigoroso controle de qualidade. Nos últimos anos, a diretoria da vinícola realizou um trabalho brilhante. Fez inúmeras obras, comprou equipamentos novos, mudou a imagem dos rótulos e lançou com grande sucesso uma nova linha de vinhos com qualidade superior, varietais e bivarietais, Garrafeira e Cinquentenário. Nas suas caves de estágio, podemos admirar mais de 1.000 barricas de carvalho francês e americano.

Hoje, a Adega de Borba reúne 270 viticultores associados que cultivam cerca de 2.220 hectares de vinhas (70% castas tintas e 30% de castas brancas).

Sempre em busca do reforço da qualidade dos seus produtos, a Adega de Borba tem em marcha um ambicioso projeto de aproximação do viticultor à Adega, incutindo neste a paixão de fazer grandes vinhos. Após a fase da seleção e manutenção das melhores castas, e da utilização das técnicas mais modernas, é convicção da vinícola que só com o pleno envolvimento do viticultor na produção do vinho, é possível melhorar ainda mais os seus produtos, e realizar assim toda a potencialidade que a região possui para a produção de vinhos excepcionais.