Piemonte significa “aos pés da montanha”, neste caso os Alpes. É a província italiana mais próxima da França. Andar nas estradas do Piemonte é um verdadeiro colírio para os nossos olhos. Estamos numa das regiões vitivinícolas mais bonitas do mundo, com as vinhas plantadas em encostas, protegidas por castelos medievais e algumas montanhas como pano de fundo.
Piemonte
Menos de 5% dos vinhedos piemonteses são planos. Sobram mais de 95% dos vinhedos que são plantados em colinas onduladas, voltadas para direções diferentes e com altitudes distintas. Localizado no noroeste da Itália, o Piemonte faz fronteira a oeste com a França e ao norte com a Suíça. Composta por 15 DOCGs (Denominazione di Origine Controllata e Garantita), tem a cidade de Alba como centro gastronômico e enológico.
No Piemonte produz-se dois vinhos mundialmente famosos, o Barolo e o Barbaresco, o nome de 2 pequenas aldeias da região com populações aproximada de 600 habitantes. As sub-regiões de Barolo e Barbaresco são muito próximas, mas têm áreas distintas.
As 2 sub-regiões são muito exclusivas e tem áreas de vinhas menores do que as da famosa Côte d'Or na Borgonha! Barbaresco tem apenas 700 hectares de vinhas e Barolo 2.000 hectares. Ambas utilizam a uva Nebbiolo, nome que vem da palavra italiana “Nebbia”, que significa névoa. Em Setembro e Outubro o Piemonte é coberto por uma névoa na maioria das manhãs.
Para a maioria dos especialistas, a Nebbiolo é considerada a grande uva italiana e produz vinhos longevos que melhoram muito com o estágio em garrafa. Todas as vinhas que dão origem aos Barolos e Barbarescos estão num raio de 20km da cidade de Alba. Outros produtos famosos da região são as avelãs e a trufa branca, a iguaria gastronômica mais cara do mundo.
Quando a Itália foi unificada em 1861, o Piemonte já era poderoso e foi proclamado rei o nobre piemontês Vitor Emanuel II. Naturalmente ele levou para a corte o vinho da sua região e assim o Barolo passou a ser conhecido como “vinho de reis e rei dos vinhos”. Se o Barolo é o rei, o Barbaresco é carinhosamente chamado de “príncipe do Piemonte”.
☑ Principais Uvas Brancas: Arneis, Cortese e Moscato.
☑ Principais Uvas Tintas: Nebbiolo, Barbera e Dolcetto.
Produtores da Região
↪ Rizieri