Tapada do Chaves
Fundação: 1901.
Região: Alentejo.
Enólogo: Pedro Baptista.
A Tapada do Chaves é uma vinícola centenária localizada em um terroir extraordinário do Alentejo, a Serra de São Mamede na sub-região de Portalegre. Em 1961, os primeiros vinhos foram engarrafados, época em que eram vendidos nos melhores restaurantes de Lisboa, o que contribuiu para o rápido reconhecimento e crescimento da marca.
Todos os seus rótulos são feitos a partir de apenas 32 hectares de vinhedos próprios distribuídos por altitudes de até 570 metros. O terroir fabuloso em que se encontra a propriedade possui uma destacada amplitude térmica que cria, juntamente com uma composição de solos única, um microclima raro e ideal para vinhos icônicos. Os seus vinhedos encontram-se sobre um maciço de granito, que aliada à sua altitude generosa, permite a maturação lenta e plena das uvas, o que se reflete em aromas muito puros e em uma frescura singular nos vinhos.
A propriedade conta também com as parcelas de vinhas mais antigas ainda em produção no Alentejo, com castas tintas plantadas em 1901 e castas brancas que datam de 1903. Ao longo de seus mais de 100 anos de história, a Tapada do Chaves se tornou uma verdadeira lenda alentejana, produzindo alguns dos vinhos de maior fama e longevidade de Portugal.
Recentemente, em 2017, a Tapada do Chaves foi adquirida por outra instituição de enorme prestígio do Alentejo, a Fundação Eugénio de Almeida. A vinícola passou a ser comandada diretamente pelo enólogo Pedro Baptista, também responsável pela Adega Cartuxa e pelo mítico Pêra Manca, e que já foi eleito “Enólogo do Ano” em Portugal.