Adega de Barcelos
Cidade: Barcelos.
Enólogos: Eng. Joaquim Arantes e Eng. José Miranda.
Barcelos, cidade muito antiga localizada no coração da região do Vinho Verde, é mundialmente famosa pelos seus galos feitos em barro. Fundada em 1962, a Adega Cooperativa de Barcelos agregou inicialmente 51 viticultores, tendo com objetivo principal incentivar a produção e comercialização dos vinhos verdes em Barcelos e nas cidades vizinhas.
Os seus fundadores sempre acreditaram na qualidade superior dos vinhos verdes produzidos na região. O número de sócios continuou aumentando até atingir os 600 atualmente. Esses viticultores representam uma área de 500 hectares de vinhas, ou seja, em média, apenas pouco mais de 0,8 hectares por viticultor. As castas brancas dominantes são a Loureiro, Trajadura e Perdenã. Para os vinhos tintos, as uvas mais utilizadas são a Vinhão e a Borraçal.
Os técnicos da Adega Cooperativa de Barcelos, além de utilizarem as mais atuais técnicas de vinificação na sua bem equipada adega, também acompanham a modernização e os trabalhos de campo nas vinhas de todos os sócios.