Carcavelos

Carcavelos é uma freguesia portuguesa do Conselho de Cascais e região demarcada desde 1908. Esta zona possui 25 hectares em seus domínios, sendo a menor Denominação de Origem Controlada de Portugal e uma das menores do mundo.

A tradição vitivinícola de Carcavelos remete ao século XV, sobretudo com vinhos licorosos e fortificados. O momento de maior expansão dos vinhos da região ocorreu no século XVIII, impulsionado pelo famoso Marquês de Pombal, importante figura da política portuguesa à época.

Graças a sua enorme qualidade, os vinhos de Carcavelos obtiveram grande prestígio internacional, sendo enviados à lugares longínquos como a corte chinesa em Pequim e recebendo elogios de personalidades como o Duque de Wellington. Com enorme fama, os vinhos desta zona atravessaram oceanos e continentes.

Hoje, a Câmara Municipal de Oeiras junto ao Ministério da Agricultura português são dois pilares na continuidade das produções vitivinícolas da região, ajudando com investimentos na manutenção dos vinhedos desta zona, alinhando a tradição do vinho junto à preservação ambiental desta Denominação de Origem.

Apesar dos vinhos de Carcavelos terem atingido enorme reputação nesta Demarcação de Origem, sua origem é britânica, aperfeiçoado nas mãos de Sir Paul George, negociante inglês que vivia na região. Gorge mudou algumas características dos vinhos para poder agradar os paladares de seus conterrâneos, já que os mesmo preferiam vinhos mais licorosos. Com o passar do tempo, os vinhos de Carcavelos foram adquirindo particularidades únicas, diferenciando-os de todas as outras produções do país.

Localizadas a apenas a 1 km do mar, as vinhas de Carcavelos não têm rega e estão plantadas no sentido Norte – Sul, o que permite uma ótima exposição solar. Entretanto, o grande segredo é o vento noroeste que vem da Serra de Sintra, diariamente entre as 10:00 e 17:00 horas. Este vento dissipa a neblina, areja as vinhas e dificulta a ação das pragas. Os vinhos produzidos nesta região passam por um período médio de estágio de dez anos, com posterior estágio em garrafa de no mínimo seis meses.

Principais Castas Brancas: Arinto, Galego Dourado e Ratinho.

Produtores da Região

Villa Oeiras