Les Vignerons de Fontès
No coração de Languedoc, a 40 km a oeste de Montpellier, 700 km ao sul de Paris e a 25 km do Mar Mediterrâneo, está localizada Fontès. Charmosa e histórica, esta pequena aldeia possui uma população inferior a 1.000 habitantes.
Banhada pelo Rio Boyne e localizada a 2 km do pequeno vulcão Ceressou com apenas 207m de altitude, Fontès tem um clima mediterrâneo ideal para o plantio de vinhas. A existência de várias fontes deu origem ao nome da aldeia. Merecem destaque na localidade a Igreja Saint Hippolyte construída entre 1299 e 1340 e a torre do relógio (há um vinho em sua homenagem, o La Tour de Fontès) que era uma construção anexa à igreja do Castelo de Fòntes.
Nos arredores de Fontès encontram-se solos vulcânicos ou basálticos, solos argilosos e calcáreos, ardósia e seixos rolados. Estes 4 tipos de solos permitem o cultivo de várias uvas, com destaques para as brancas Grenachebranca, Colombard, Viognier, Vermentino e Clairette. Nas uvas tintas as mais comuns são a Syrah, Grenache tinta, Mourvèdre e Merlot.