Produtos

Produtos encontrados: 31 Resultado da Pesquisa por: em 9 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 31 Resultado da Pesquisa por: em 9 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Ségur Redondo Winery

Região: Alentejo.

Sub-região: Redondo.

Enóloga: Enga. Joana Roque do Vale.

A Ségur Redondo Winery é uma tradicional vinícola portuguesa localizada em um terroir muito especial do Alentejo, a Serra d’Ossa na vila do Redondo. Seu importante patrimônio vitivinícola se destaca pelos mais de 200 hectares de vinhas próprias, incluindo-se muitas parcelas de vinhas velhas plantadas em Terras de Xisto.

As origens da vinícola remontam a 1970, quando António Alfredo Gomes dos Santos, produtor da região de Lisboa, foi o primeiro viticultor exterior ao Alentejo a acreditar no seu potencial para a produção de grandes vinhos.

Foram adquiridas próximas a Redondo duas propriedades: a Herdade da Madeira Nova de Cima e o Monte Branco. A primeira, de terrenos xistosos, para as castas tintas, e a segunda, de solos graníticos, essencialmente para as castas brancas.

Inicialmente, o projeto era voltado apenas para produção de uvas, mas em 1983 o genro de Gomes dos Santos, Carlos Roque do Vale, criou a Ségur Redondo Winery com o intuito de produzir seus próprios vinhos. Seis anos depois, em 1989, foi construída uma adega no meio das vinhas na Herdade do Monte Branco, um grande marco para a vinícola.

Nesta adega, a Ségur consegue vinificar dois milhões de quilos de uvas e possui capacidade para engarrafar seis mil vinhos por hora. Os rótulos de maior qualidade da vinícola são envelhecidos em pequenas barricas de carvalho americano e francês na cave da produtora, que foi inaugurada em 2003.

A enóloga Joana Roque do Vale, seguindo os passos do avô e do pai, se tornou a responsável técnica pela vinícola em 1996, cargo que ocupa até os dias atuais, tendo participado de mais de 25 colheitas até o momento. Desde então, foram criados vinhos de inegável qualidade, em que foram aplicados anos de experiência, conhecimento e amor por esse terroir. Joana também foi responsável por transformar a operação da produtora de 200 mil litros para mais de três milhões por ano.

Dentro da área de vinhas da vinícola, 70% das parcelas são destinadas às castas tintas, com destaque para a Trincadeira, Aragonez, Touriga Nacional, Tinta Caiada, Touriga Franca, Cabernet Sauvignon, Castelão, Alicante Bouschet e Alfrocheiro. Os 30% restantes são divididos entre as uvas brancas: Arinto, Síria, Fernão Pires, Rabo de Ovelha e Riesling.

Em 2017, a produtora se tornou parte da Ségur States, grupo familiar com experiência secular no mundo do vinho. Essa integração, assim como o respeito às tradições e os mais de 50 anos de história da vinícola, permitiu potencializar sua qualidade e capacidade produtiva. Em 2020, a produtora, que antes era chamada de Roquevale, passou a ser conhecida oficialmente como Ségur Redondo Winery, com seus principais rótulos mantidos e sua linha de vinhos expandida.

A família Ségur tem origem francesa e é descendente de Nicolas Alexandre, o célebre Marquês de Ségur. Notável produtor de vinhos na região de Bordeaux, foi reconhecido pelo rei francês Luís XV como “Prince des Vignes” (Príncipe das Videiras), graças à posse e desenvolvimento de alguns dos mais importantes Châteaux bordalenses, que incluem o Château Lafite, Château Latour e o Château Calon-Ségur.

Com o intuito de honrar essa vasta herança familiar, a Ségur Estates vislumbrou no Alentejo uma grande oportunidade para continuar a desenvolver vinhos de excelência. A empresa se destaca por oferecer os mais variados formatos de vinhos do mercado e também por ter uma qualidade enológica diferenciada. Ao todo, o grupo possui uma capacidade de produção de 10 milhões de garrafas e exporta seus produtos para 18 países ao redor do globo.