Douro e Vinho do Porto

O Douro é a região vitivinícola demarcada mais antiga do mundo, registrada em 1756, e tornou-se uma região portuguesa mundialmente famosa pela produção de Vinhos do Porto, tradição cultivada há séculos nessa zona. Localizada no nordeste de Portugal, o Douro se destaca por possuir vinhas velhas, solos de xisto, encostas íngremes e variações de altitudes. Todos estes são fatores que contribuem para a produção de vinhos com diversas personalidades, muitas vezes feitos com mais de 20 castas diferentes e com uma qualidade irretocável.

Apesar de ter ficado mundialmente famoso com os Vinhos do Porto, o Douro tem apresentado, nas últimas décadas, uma franca evolução na produção de Vinhos Finos de Mesa, tornando-se uma das regiões de maior destaque no cenário vitivinícola mundial. Além da notoriedade pela produção de vinhos, o Douro também se destaca por ser uma região classificada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, na categoria de Paisagem Cultural. Com três sub-regiões compondo seu território, o Douro é certamente um dos locais mais emblemáticos de Portugal.

Com mais de 250 mil hectares de vinhas, a região é cortada pelo rio Douro, o terceiro mais extenso da Península Ibérica, ficando atrás apenas do rio Tejo e do Ebro. Suas águas banham diversos vinhedos da região e ajudam a compor uma das mais belas paisagens de Portugal. Além de banhar o país português, o rio passa também pela Espanha, onde é chamado de rio Duero.

Rodeada de belezas naturais, a economia da região se baseia, principalmente, em turismo, gastronomia e vinhos. A culinária, inclusive, é um fator chave na tradição do Douro, tanto para os moradores locais quanto para os turistas. Alguns pratos possuem grande destaque na gastronomia duriense, como a típica Bola de Lamego, chouriços e queijos tradicionais.

Além disso, outro alimento de relevância na região é o azeite, já que cada vez mais vinícolas estão se empenhando em produzir azeites de qualidade superior, que harmonizam perfeitamente com diversos tipos de culinária. Com todas essas características, o Douro é certamente um destino muito atrativo para todos os enófilos ao redor do mundo.

Principais Uvas Brancas: Malvasia Fina, Rabigato, Gouveio, Códega e Cerceal.
Principais Uvas Tintas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Amarela, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Tinto Cão e Souzão.

Produtores da Região